Fechamento no mundo
O composto europeu Stoxx 600 fechou o dia em alta de 1,77%, aos 269,56 pontos, impulsionado pelos dados animadores das economias da Alemanha e dos EUA e pelo desfecho positivo da reunião do Eurogrupo. A divulgação de bons números das vendas do varejo em fevereiro nos Estados Unidos e do índice de confiança da economia alemã (ZEW) foram os principais fatores que sustentaram o bom desempenho do dia. Além disso, a reunião dos Ministros de Finanças da zona do euro, que decidiu pela liberação do segundo de pacote de ajuda a Grécia, também colaborou para a força da ponta compradora.
As bolsas norte-americanas encerraram em alta, impulsionadas pelos dados positivos da Europa e principalmente pelos dados melhores do que o esperado das vendas do varejo. Além disso, a divulgação da decisão do Fomc, na qual o FED anunciou a manutenção da taxa de juros em 0,25% e reconheceu que a economia do país esta melhorando reforçaram a alta durante a tarde. O anúncio realizado pelo JP Morgan, informando que irá elevar seus dividendos e que autorizou um programa de recompra de ações no valor de US$ 15 bilhões trouxe otimismo em relação ao setor financeiro dos EUA.
Fechamento no Brasil
O Ibovespa encerrou o pregão em alta de 3,03%, aos 68.394 pontos, com máxima aos 68.419 pontos e mínima aos 66.385 pontos, totalizando um giro financeiro de R$ 8,135 bilhões.
A bolsa brasileira, em dia de agenda econômica fraca, seguiu a movimentação das bolsas estrangeiras, acompanhando o otimismo gerado pelos dados positivos do varejo norte-americano e pelo índice de confiança da economia alemã, que vieram melhores do que o esperado pelo mercado. O movimento de alta foi reforçado após o anúncio do FED de manutenção da taxa básica de juros e pelo maior otimismo por parte da autoridade monetária norte-americana.
As principais blue chips brasileiras fecharam em alta, assim como as principais commodities negociadas no mercado internacional, com destaque aos metais básicos e ao petróleo. Os papéis ON e PN da Petrobrás avançaram 3,93% e 4,26%, respectivamente, e as ações ON e PNA da Vale subiram 5,12% e 5,37%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário