segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UBS recomenda exposição a ativos de risco e aponta emergentes como preferidos

Renato Rostás

SÃO PAULO - Dado o afastamento dos riscos financeiros e de um "duplo mergulho" da economia, o UBS projeta um cenário mais estável para o mercado acionário e, assim, decidiu alterar sua estratégia para o investimento em ações e indicar a alocação em ativos com maiores prêmio de risco.

O estrategista Jeffrey Palma afirma que 2012 será o ano de olhar para os múltiplos das empresas listadas na bolsa, e principalmente aquelas dos países emergentes. Segundo o analista, as quedas nos mercados agora representam oportunidades para adicionar risco ao portfólio. "Enquanto os mercados começaram a se mover, o apetite por risco continua deprimido", afirma.

Pressão ainda existe
Sunil Kapadia, também do UBS, analisa que, neste ano, "finalmente" os ativos de maior riscos vão performar acima da média do mercado. Contudo, os desafios permanecem, alerta. Isso porque, como explica o especialista, as preocupações estão, desde o ano passado, estacionadas na questão europeia. Tanto os problemas de financiamento soberano e a chance de a Grécia vir a declarar um default seriam desastrosos para o sistema financeiro e, consequentemente, para os investimentos.

Já Palma indica a exposição aos emergentes, com os perigos maiores se afastando, por terem políticas positivas de crescimento e múltiplos mais baixos. Ele afirma que o próprio banco está buscando se posicionar em empresas com maiores espaços de avanço segundo o P/L, ou preço das ações em relação ao lucro das companhias.

Agora, empresas mais ligadas à indústria e sistema financeiro locais são preferidas, enquanto os setores de telecomunicações e alimentos em geral foram rebaixados.

Mudanças de recomendação
Além de escolher os emergentes como seu mercado preferido, o UBS também aproveita para manter rebaixadas as perspectivas de desempenho tanto da Europa como do Japão. Junto aos problemas quanto à dívida pública europeia, o relatório ainda cita o câmbio como motivo - estimativas de euro fraco e iene forte são citadas.

 Fonte: Infomoney (http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2320651-ubs+recomenda+exposicao+ativos+risco+aponta+emergentes+como+preferidos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter: