segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Apesar de feriado em São Paulo, semana terá noticiário cheio para a Bolsa


 
Apesar do feriado que corta a semana na quarta-feira (25), quando a BM&F Bovespa permanecerá fechada, o período entre 23 e 27 de janeiro deve ser permeado por notícias que potencialmente influenciarão os mercados.

Entre elas, por exemplo, está a reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), na mesma data em que a bolsa brasileira não terá negócios por causa do feriado de aniversário de São Paulo. Analistas não esperam nenhuma mudança na política monetária, mas pela primeira vez o Banco Central norte-americano vai divulgar as estimativas de cada um dos membros do comitê para o longo prazo.
Além disso, a temporada de resultados corporativos dos Estados Unidos também deve movimentar os pregões pelo mundo. Grandes empresas como a Apple, a Johnson & Johnson, a Siemens, a Xerox, a 3M, a Caterpillar, a Colgate-Palmolive, a Ford, entre outras, vão mostrar os seus balanços referentes ao quarto trimestre de 2011.
Grécia ainda no radar
 No entanto, como lembra Jason Vieira, analista da Cruzeiro do Sul Corretora, a volatilidade deve imperar durante as sessões desta semana. Isso porque a Grécia ainda não conseguiu fechar um acordo para o PSI (Private Sector Involvement), quanto à reestruturação de sua dívida pública.
As tratativas entre o governo, a troika - Comissão Europeia, BCE (Banco Central Europeu) e FMI (Fundo Monetário Internacional) - e os credores privados estavam chegando ao fim, informou a agência internacional Dow Jones, mas a Alemanha exigiu juros menores para os novos bônus emitidos, que conjugarão os débitos do país.
Para completar o cenário governamental, os ministros de Finanças da Zona do Euro se reunirão em Bruxelas na terça-feira (24) e na pauta está a situação do sistema financeiro do bloco. Por fim, o Fórum Econômico Mundial, a ser realizado em Davos, começa na quarta, e também deve debater a crise.
Indicadores mais esperados
 O foco entre indicadores econômicos, de acordo com a equipe da Rosenberg & Associados, deve ficar mesmo na possibilidade de os EUA continuarem a apresentar recuperação econômica. Na quarta, serão conhecidos os estoques de petróleo do país; na quinta-feira (26), os pedidos iniciais de auxílio-desemprego e as encomendas de bens duráveis à indústria; bem como a preliminar do PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado, na sexta-feira (27).
"Dados do mercado mobiliário, os quais mantêm a premissa de melhora no setor conforme últimos dados divulgados, podem dar fôlego ao rali das bolsas", afirma Vieira, da Cruzeiro do Sul. O analista afirma que a tendência parece continuar positiva até o fim deste mês, com os investidores acreditando mais na melhora da atividade econômica global.
No front doméstico, são aguardados o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo), que mede a inflação na primeira quinzena de janeiro, e a Nota de Mercado Aberto, do Banco Central, na terça. Já na quinta, a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) deve monopolizar a atenção dos investidores, seguida pelo Relatório Mensal de Emprego. Por fim, a Nota de Política Monetária sai na sexta.
 
 
23 de janeiro de 2012 • 13h18Por: Renato Rostás
 
SÃO PAULO
 
http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2320396-apesar+feriado+sao+paulo+semana+tera+noticiario+cheio+para+bolsa



 

.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter: