Para a Vale, o sistema trimestral de fixação do preço do minério é uma solução que captura as vantagens do antigo sistema benchmark que fixava um preço anual para o minério após negociação entre produtores e consumidores e a flexibilidade do mercado à vista.
O comunicado destaca que o sistema de reajustes trimestrais baseado na média do spot chinês "é parte integrante dos contratos da Vale e vem operando de forma eficiente desde sua implementação há seis trimestres, quando foi largamente adotado pelo mercado global.
A empresa afirma ainda que este mecanismo trouxe "flexibilidade, transparência e previsibilidade para toda a indústria".
Se afirmando com uma companhia fornecedora global de minério de ferro "fortemente comprometida com seus consumidores", a Vale ressalta no comunicado que "procura ajustar-se às necessidades e características de cada cliente, na medida em que reflitam condições de mercado".
A companhia se declara "sempre aberta" a discutir e negociar soluções para seus clientes que possam trazer benefícios mútuos, "desde que não se configurem em uma abordagem oportunística, mas sejam direcionadas necessariamente para a adoção de conceitos sustentáveis de longo prazo".
No tocante ao cenário de volatilidade do ambiente econômico e incertezas do panorama global de curto prazo, a mineradora reafirma sua crença nos fundamentos da indústria de metais e mineração que continuam sólidos para o médio e longo prazo - não havendo razões pois para mudanças no sistema de preços vigentes.
A nota da Vale responde os rumores de que a empresa estaria examinando proposta da australiana BHP Billiton de implementação de um novo sistema de precificação mensal do minério denominado Global Ore, que possibilitaria a introdução de derivativos financeiros nas negociações do preço do minério.
(Vera Saavedra Durão | Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário