Walt Disney está entre 10 empresas estrangeiras com ações negociadas na bolsa brasileira a partir de amanhã
Boeing, a Visa e a Walt Disney e outras sete empresas estrangeiras serão negociadas na bolsa de valores brasileira a partir desta terça-feira. A negociação será feita por meio dos chamados BDRs (Brazilian Depositary Receipts) Nível I Não Patrocinados, que serão emitidos pelo Bradesco.
A lista das novas estrangeiras na BM&FBovespa inclui ainda American Express Company; AT&T, Bristol Myers Squibb Company; International Business Machines Corporation; Johnson & Johnson, Kraft Foods e Pepsico.
Em lotes anteriores, empresas como Apple, Avon, Google, Procter&Gamble, Nike e Coca-Cola começaram a ser negociadas na bolsa de valroes brasileira nos últimos meses.
O BDR Nível I Não Patrocinado é um certificado representativo de valores mobiliários de emissão de companhia aberta, com sede no exterior. É considerado um investimento no exterior, de acordo com a Instrução CVM 332.
Sua emissão e seu registro são de responsabilidade de uma instituição depositária no Brasil, sem qualquer participação das companhias estrangeiras.
Os BDRs podem ser negociados por instituições financeiras, fundos de investimento, administradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM estes dois últimos, com a utilização de recursos próprios -, além de entidades fechadas de previdência complementar e de jurídicas com investimentos financeiros em valor superior a R$ 1 milhão.
Como funciona a negociação
As ações das companhias nas bolsas de Nova York (NYSE) ou Nasdaq servem de lastro para os BDRs. Para evitar dupla contagem, elas são bloqueadas em seu mercado de origem. Por exemplo: uma empresa tem mil ações negociadas na NYSE e, destas, 100 serão destinadas a "virar" BDR. Estas 100 ações são bloqueadas (pois passam a ser transacionadas como BDR no Brasil) e restarão 900 disponíveis no mercado de origem.
Assim, as ações são compradas na bolsa americana em que são listadas e "convertidas" em BDRs que são negociados aqui. A emissão e registro dos BDRs na bolsa brasileira são de responsabilidade do Deustche Bank.
Fonte: IG (http://economia.ig.com.br/mercados/boeing-visa-e-walt-disney-estreiam-na-bovespa/n1597287914711.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário