Fechamento no mundo
O composto europeu Stoxx 600 encerrou o primeiro pregão da semana em baixa de 0,45%, aos 246,42 pontos. Os investidores ainda estão receosos sobre a crise da economia europeia, e nem mesmo a coletiva e imprensa da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, Nicolas Sarkozy, conseguiu animar os mercados. Em declarações após o encontro, as duas autoridades não anunciaram novidades para a recuperação da zona do euro, reforçando apenas a necessidade de uma atuação conjunta dos países para aliviar a crise fiscal, prometendo finalizar o pacto fiscal da zona do euro até o início de fevereiro.
As bolsas norte-americanas, num dia de agenda econômica local fraca, fecharam em leve alta, influenciadas tanto pelo cenário europeu como pelas expectativas quanto ao início da temporada de resultados coorporativos, previsto para hoje (09). O único dado divulgado na agenda dos EUA foi o crédito ao consumidor, que veio bem maior do que o esperado pelos analistas, mas não conseguiu trazer grande ânimo os investidores.
Fechamento no Brasil
O Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,82%, aos 59.082 pontos, com máxima de 59.220 pontos e mínima de 58.599 pontos. O giro financeiro totalizou R$ 4,645 bilhões.
A sessão abriu em alta, influenciada pelas declarações do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, de que apoiará os mercados acionários, aumentando as expectativas quanto ao relaxamento da política monetária do país. Além disso, as perspectivas positivas da reunião entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que descartaram a saída de países da Zona do Euro e garantindo também que o pacto fiscal europeu estará finalizado até o início de fevereiro, aumentando o otimismo do mercado acionário nacional . Por outro lado, a agenda econômica local anulou parte dessa euforia, mostrando indicadores de inflação, como o IGP-DI e o IPC-S, piores que as expectativas dos investidores. Assim, a Bovespa manteve-se na ponta positiva até o fim do pregão.
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobrás encerraram o dia em alta de 2% e 1,34%. Já os papéis ON e PN da Vale, com desvalorização de 0,12% e alta de 0,10%.
Fonte: Um Investimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário