Fechamento no mundo
Mercados na Europa encerraram o dia em alta, o composto europeu subiu 0,41% após o banco central europeu anunciar um aumento de 0,25 pontos percentual na taxa básica de juros. O principal destaque foi a Bolsa de Lisboa, que fechou no campo positivo após o Banco Central Europeu anunciar que continuará aceitando os bônus soberanos de Portugal como garantia para empréstimos, mesmo depois que a Moody´s rebaixou o rating do país para "junk" na terça-feira.
Os mercados norte-americanos encerraram o dia em alta, reagindo aos números favoráveis sobre o mercado de trabalho dos EUA publicado pela ADP/ Macroeconomic Advisers, que divulgou a criação de 157 mil empregos em junho, número maior que as 70 mil vagas esperadas pelo mercado. Somado a isso, a queda de 14 mil pedidos de auxílio-desemprego para 418 mil, informados pelo Departamento de Trabalho Americano e o aumento das vendas de varejo de 6,9% em junho, também contribuíram para animar as bolsas dos EUA, pois após diversos dados ruins sobre o andar da economia dos EUA, os investidores voltaram a ficar mais otimistas com a recuperação econômica por lá.
Fechamento no Brasil
O principal índice local encerrou a sessão em queda de 0,57% na mínima do dia, aos 62.207 pontos, contrariando o comportamento positivo dos mercados externos, que operaram em alta durante grande parte do dia. Na máxima o índice atingiu 63.206 pontos, resultando em uma alta de 1,02%. O giro financeiro foi de R$ 5,263 bilhões, próxima a média de negociação das últimas 21 sessões.
Os dados referentes ao IPCA impactaram negativamente na bolsa brasileira, reduzindo o preço dos ativos do setor bancário e varejista, que possuem uma alta sensibilidade com relação à expectativa de inflação e ao aumento de expectativa de aperto monetário.
Das principais blue chips, as ações preferenciais da Vale encerraram o dia com leve valorização de 0,43%, enquanto os papéis PNA da Petrobrás fecharam o pregão com alta de 0,51%. A maior queda do dia foi registrado pelas ações da Hypermarcas que caíram 3,74% no dia e a maior valorização da bolsa foi marcado pelas ações da Eletropaulo, que subiram 1,94%
Nenhum comentário:
Postar um comentário